REPRODUÇÃO EQUINA
Como avaliar éguas problema?
Algumas estratégias para avaliação da subfertilidade da égua podem ser adotadas e isso não precisa ser complicado. Confira:
A avaliação ginecológica é de suma importância para diagnosticar com precisão éguas problema, sendo elas matrizes, doadoras ou receptoras de um programa de transferência de embrião.
Esta avaliação deve ser realizada antes de iniciar a estação reprodutiva, em compra de animais ou para o diagnóstico de casos de subfertilidade.
Engana-se quem pensa que há uma receita de bolo a ser seguida, entretanto, alguns pontos-chave podem sim ser adotados. Dentro da avaliação ginecológica completa estão:
- Coleta de dados
- Exame clínico completo (de conformação anatômica à ultrassonografia do trato reprodutivo)
- Exames complementares
Palpação retal, vaginoscopia, exame de cérvix, citologia, cultura, biópsia endometrial… qual desses métodos é o melhor? algum apresenta melhor custo-benefício?
A resposta não é tão simples! Não há como determinar que esse ou aquele exame é o melhor se você não analisar o HISTÓRICO da égua e da propriedade em CONJUNTO. Isso porque uma anamnese detalhada junto de um exame clínico minucioso é o que vai direcionar quais exames complementares são mais adequados para aquela ocasião.
O que podemos afirmar de antemão é que citologia e exame físico completo são duas ferramentas poderosas que devem ser utilizadas em 100% dos casos, até mesmo para éguas consideradas férteis.
Quer saber mais a fundo e ter a mão um check list prático para usar? Confira nosso e-book gratuito abaixo:
Veja o que você vai encontrar neste e-book
- Avaliação ginecológica
- Exame físico
- Palpação retal e ultrassonografia
- Vaginoscopia
- Exame de cérvix
- Procedimentos para coleta de amostras endometriais
- Citologia, biópsia, lavado uterino, entre outros...
TENHA ACESSO A ESTE MATERIAL EXCLUSIVO!
Preencha os dados no formulário abaixo e clique em baixar. O arquivo abrirá logo em seguida.
ARTIGOS RELACIONADOS