CENTRO DE REPRODUÇÃO EQUINA JACOB

Jorge Augusto Santos Fernandes2, Amanda Melo Sant’Anna Araújo3, Luciana Dias da Cunha Braga4, Taianna de Campos Paz4

1 Apoio FAPEMIG

2 Mestrando do Programa de Pós-Graduação Produção Animal– UFVJM/Diamantina. e-mail: jorgeaugusf@hotmai.com

3 .Médica Veterinária, Mestre em Ciência Animal, Diamantina, MG, Brasil. e-mail: amanda.medvet@bol.com.br

4 Mestranda do Programa de Pós-Graduação Produção Animal– UFVJM/Diamantina. e-mail: lucyzoo@hotmail.com taiannacampos@hotmail.com

Resumo: A carência na Medicina Veterinária de estudos com terapêuticas de baixo custo e alta eficácia como a acupuntura, relacionadas à fertilidade, vem despertando elevado interesse no meio científico, motivando esta pesquisa. O objetivo deste trabalho foi identificar e tratar as deficiências de motilidade e as patologias espermáticas encontradas nos garanhões da raça Pônei Brasileiro. Utilizou-se 15 garanhões da raça Pônei Brasileiro, que foram divididos ao acaso em dois grupos. Os animais em tratamento receberam sessões semanais de acupuntura e moxabustão. O presente trabalho permitiu concluir que a acupuntura melhorou os parâmetros reprodutivos em questão.

Palavras–chave: fertilidade, medicina tradicional chinesa, reprodução, sêmen

Acupuncture treatment of changes motility in the sperm of males race horses

pony brazilian

Abstract: The lack of studies in veterinary medicine with therapeutic low cost and high efficacy as acupuncture, related to fertility, are arousing great interest in science, motivating this research. The objective was to identify and address deficiencies in motility and sperm pathologies found in stallions Pony Sterling. We used 15 stallions Pony Brazilian who were divided randomly into two groups. Animals in treatment received weekly sessions of acupuncture and moxibustion. This study showed that acupuncture improved the reproductive parameters in question.

Keywords: fertility, traditional Chinese medicine, reproduction, semen

Introdução

A esterilidade é um fator permanente que impede a procriação, enquanto a infertilidade ou esterilidade temporária é a inabilidade de produzir descendentes viáveis dentro de um período para cada espécie, o que acarreta prejuízos à produção animal. O diagnóstico, controle e cura das desordens reprodutivas tornam-se essenciais ferramentas as quais asseguram a rentabilidade para a indústria animal moderna. A acupuntura é um método terapêutico desenvolvido na China e aprimorado a mais de 4.000 anos. Trabalhando conforme a medicina ocidental, geralmente os problemas reprodutivos são tratados com administração de grandes quantidades de hormônios ou pela remoção do órgão ou gônada afetada. A reposição hormonal é feita com objetivo de restabelecer a sintonia do eixo hipofisário-hipolatâmigo- gonadal. Porém, o que ocorre é uma superestimulação deste eixo sem considerar sua sensibilidade. Tudo isso pode levar ao aparecimento de efeitos colaterais, desequilíbrios hormonais futuros e esterilidade, além de serem tratamentos de custo elevado. Resultados satisfatórios já foram encontrados em trabalhos utilizando a Medicina Tradicional Chinesa (SITERMAN et al., 2000). Por meio da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é possível promover o equilíbrio do organismo alcançando assim uma cura real e definitiva, além de ficar a salvo dos efeitos colaterais indesejáveis. Bilhões de espermatozóides são produzidos a cada dia, sendo normalmente muitas das células produzidas defeituosas e são eliminadas através de apoptose e fagocitose pelas células de Sertoli. Outras são eliminadas no ejaculado (HENINGER et al., 2004). A MTC interpreta as doenças de maneira mais filosófica que biológica,

considerando distúrbios de balanço de energia, e não anatomo-morfológicos, como na medicina ocidental. Apesar das diferentes linguagens, os resultados devem ser semelhantes, uma vez que a medicina é uma só (GURFINKEL et al., 2003). Os mecanismos pelos quais a acupuntura consegue desencadear seus efeitos restaurativos envolvem uma série de interações locais e sistêmicas das quais participam o sistema nervoso, endócrino e vascular. Objetivou-se com esse trabalho contribuir com estudos dos tratamentos das patologias espermáticas e melhorar motilidade com acupuntura e moxabustão, visando aumentar a qualidade do sêmen a fresco, e desta forma a melhorar o índice de fertilidade desta raça.

Material e Métodos

O trabalho foi realizado em três propriedades particulares localizadas no municipio de Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, localizado na região Norte Fluminense. Foram selecionados 15 garanhões da raça Pônei Brasileiro em idade reprodutiva, que não apresentassem enfermidades de caráter definitivo, no âmbito da reprodução, nem obstruções anatômicas, desordens microbiológicas ou imunológicas, apresentando ou não subfertilidade ou infertilidade sem motivo aparente. Os animais foram divididos ao acaso em dois grupos, um com oito animais (tratamento) e outro com sete animais (controle). O experiment teve início em setembro de 2007, a partir do qual foram coletadas amostras de sêmen quinzenais, até janeiro de 2008, perfazendo um total de dez avaliações reprodutivas. Foi efetuado o esgotamento das reservas epididimárias com uma coleta diária durante sete dias antes do início da fase experimental. Oito dias após este esgotamento, foram coletadas amostras de sêmen de todos os garanhões; posteriormente, as coletas para análise foram em intervalos de quinze dias. No laboratório de Reprodução e Melhoramento Genético Animal de Monogástricos da UENF, foi realizado o exame da morfologia espermática. A motilidade total e progressiva, vigor, concentração e número total de espermatozóides foram determinados de forma objetiva, por meio do aparelho Hamilton Thorn Research®(Animal-version 12, 0L, EUA). O diagnóstico foi feito de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, observação e avaliação do comportamento do animal por Médico Veterinário especializado em acupuntura que realizou a prescrição, o agulhamento e/ou moxabustão. Os animais do grupo controle foram submetidos ao tratamento por acupuntura e moxabustão em áreas nas quais não são descritas reações biológicas específicas, quando estimuladas (ponto Sham). As análises estatísticas foram realizadas por meio de intervalo de confiança para proporção (COCHRAN, 1955), com auxílio do programa computacional SAEG, versão 9.0 (UFV, 1997) considerando o nível de significância α igual a 5%, admitindo-se uma amostra representativa de uma população infinita de cavalos da raça Pônei Brasileiro, no município de Campos dos Goytacazes.

Resultados e Discussão

Os animais 1, 2, 3, 4 e 5 tiveram o diagnostico determinado segundo a Medicina Tradicional Chinesa em deficiência de Qi do Rim, onde o 1, 2 e 3 foram tratados por acupuntura e moxabustão. Os animais 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12 apresentaram deficiência de Yang do Rim, sendo os animais 6, 7, 8 e 9 tratados com acupuntura e moxabustão. Foram encontrados ainda três animais com deficiência de Essência (13, 14 e 15) onde apenas o animal 14 foi tratado com acupuntura e moxabustão. Os dados deste estudo demonstraram que o tratamento de garanhões com patologia espermática aparente, por acupuntura e moxabustão, é capaz de influenciar a qualidade seminal, uma vez que causa aumento considerável da porcentagem de espermatozóides com forma normal (Figura 1). Todos os animais em tratamento apresentaram redução na patologia espermática, porém, somente os animais com deficiência de Qi do Rim apresentaram diferença significativa. Já se tratando do grupo controle, não houve diferença significativa no parâmetro em questão. Em nenhum animal tratado foram encontradas gotas citoplasmáticas após o tratamento, o que indica a ação da acupuntura no epidídimo que é onde ocorre a perda desta gota. Neste trabalho, todos os animais em tratamento apresentaram uma melhora significativa de motilidade espermática, exceto os animais 1 e 14, nos quais não verificou-se diferença significativa. Porém os animais não tratados não apresentaram diferença significativa durante o mesmo período. Antes do tratamento, todos os animais apresentavam uma oscilação no percentual de motilidade, que é um fato normal. Vale ressaltar que após o início do tratamento, a motilidade espermática aumentou, sugerindo que a acupuntura pode ter também ação no epidídimo.

Figura 1: Percentual de patologias espermáticas em garanhões da raça Pônei Brasileiro antes e após o tratamento por acupuntura em sessões semanais por 105 dias com coletas de sêmem quinzenais.

Conclusões

A Acupuntura se mostrou eficaz na redução das patologias espermáticas de garanhões da raça Pônei Brasileiro, em especial para alguns parâmetros tal como a gota citoplasmática. O tratamento apontou ainda a melhora da motilidade e a ação da acupuntura em todas as fases da espermatogênese. O experimento demonstrou eficiência da acupuntura na melhora da qualidade espermática de garanhões da raça Pônei Brasileiro, indicando a ação incisiva da acupuntura no epidídimo que é onde ocorre a perda gota citoplasmática. Evidenciando assim ser uma ótima ferramenta na produção animal.

Agradecimentos

Os autores agradecem o apoio concedido pela FAPEMIG para a realização deste estudo, e aos proprietários das propriedades particulares pela colaboração.

Literatura citada

GURFINKEL, E.; et al. Effects of acupunctore and moxa treatment in parients with semen abnormalities.

Asian Journal of.Andrology, v.5, p.345-348, 2003.

HENINGER, N.L.; et al. Germ cell apoptosis in the testis of normal stallions.Theriogenology, v.62, p.283-297, 2004.

SITERMAN, S.; et al. Does acupuncture treatment affect sperm density in males with very low sperm count? A pilot study. Androl, v.32, p.31-39, 2000.

COCHRAN, W.G. Técnicas de amostragem. Rio de Janeiro. Fundo de Cultura, 1955, 555p.

ARTIGOS  RELACIONADOS

Scroll to Top